TROMBOFILIA

A cobertura do tratamento para trombofilia pelo plano de saúde e SUS

A gestação do seu início até ter o bebê em seus braços é uma fase única na vida da mulher…entretanto, tudo pode tomar um rumo diferente com um diagnóstico como o de trombofilia gestacional. Essa condição afeta muitas mulheres e transforma uma gestação normal em uma gravidez de alto risco, exigindo a utilização de medicação diária, devido às complicações possíveis, que podem ter como resultado infeliz a morte da mãe e do bebê.

O remédio, chamado enoxaparina sódica (Clexane e Versa), é usado no tratamento de várias condições de saúde, principalmente naquelas que envolvem coagulações e formação de trombos, como é o caso da trombofilia gestacional.

Apesar desse remédio ser comprovadamente eficaz e seguro para o tratamento em gestantes e até pacientes com câncer, os planos de saúde continuam a negar a cobertura, argumentando que o tratamento não está previsto na lista da ANS, ou que seria para uso doméstico e por isso não se encaixa na cobertura obrigatória.

Essa negativa é uma atitude abusiva e pode ser revertida na justiça!

A Enoxaparina Sódica é considerada medicamento de alto custo, onde o tratamento pode ultrapassar R$35.000,00, a depender da dose diária recomendada, bem como o tempo – em alguns casos após o nascimento do bebe o uso segue pela mãe.

A falta de informação sobre a possibilidade de obter o medicamento através do plano de saúde ou pelo proprio SUS leva ao grande risco de vida para as mulheres, que ficam sem saber o que fazer diante das negativas de tratamento

SIM, VOCÊ TEM DIREITO DE OBTER O TRATAMENTO DE TROMBOFILIA (TROMBOSE ) ATRAVÉS DO PLANO DE SAÚDE OU ATÉ DO SUS.

Agora que você sabe da importância do tratamento e da obrigação do fornecimento da medicação para o tratamento adequado pelo plano de saúde ou pelo SUS, deixa eu te contar alguns detalhes:

MEU PLANO DE SAÚDE OU O SUS OFERECEM COBERTURA PARA O TRATAMENTO DA TROMBOFILIA?

De acordo com a Lei, tanto os planos de saúde quanto o SUS têm a obrigação de disponibilizar o tratamento necessário para seus segurados ou usuários, respectivamente.

A cobertura do tratamento de trombofilia deve incluir todos os procedimentos médicos necessários, incluindo consultas, exames, intervenções cirúrgicas e medicamentos.

O paciente não deve ser obrigado a arcar com qualquer custo extra para receber o tratamento adequado para sua condição.

Se você ou alguém que você conhece está tendo dificuldades em obter o tratamento necessário para a trombofilia, não hesite em buscar ajuda legal. Não permita que as barreiras financeiras ou a falta de informação tirem seus direitos fundamentais!

Compartilhe

Advocacia especializada
em Direito da Saúde

© DIREITOS AUTORAIS 2022 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | JAPUR DIREITO À SAÚDE